Presente no mercado nacional há cerca de 20 anos, a JUSTBIT é uma empresa orientada para o cliente, focada na inovação e qualidade de execução como fator de diferenciação e posicionamento. Para fazer face à elevada competitividade e à tão dinâmica transformação dos mercados, a utilização de práticas de gestão intensivas tem permitido a consolidação da empresa em diversas áreas de atuação, alargando, desta forma, a sua capacidade de intervenção e resposta a diferentes desafios.
Através da promoção e integração de boas práticas, da gestão do conhecimento e da valorização tecnológica, a JUSTBIT aumenta a sua capacidade de inovar.
O objetivo do projeto SMART é desenvolver tecnologias e protótipos para a monitorização remota e análise da integridade das infraestruturas rodoviárias Portuguesas. As pontes e túneis selecionados serão monitorizados utilizando a tecnologia de sensores de fibra. Vários sensores de deformação e temperatura serão aplicados em pontos críticos dessas estruturas.
A interrogação dos sensores será feita através de um interrogador desenhado à medida e alimentado a energia solar, o que é vital na monitorização remota de estruturas. O interrogador envia informação ótica através de fibra para a estrutura. O sinal processado é refletido localmente, providenciando informação em tempo real dos sensores de deformação e temperatura na estrutura. Esta informação é de seguida enviada por GPRS, sem fios, para um servidor remoto. Desta forma, é possível analisar em tempo real a integridade da estrutura e disparar alarmes em situações de risco.